Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

ONS: previsão de afluência sobre usinas tem melhora sutil no Sudeste, mas despenca no Sul

16 de janeiro de 2026

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 16/01/2026 – O volume de chuvas esperado ao longo de janeiro sobre os reservatórios das usinas hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste teve leve alta, de acordo com as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas apresentou queda relevante no Sul. As informações são do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a próxima semana operativa, divulgado há pouco.

No Sudeste/Centro-Oeste, considerado a “caixa d’água” do País, a afluência medida pela Energia Natural Afluente (ENA) ao fim do mês subiu dois pontos percentuais (p.p.) e ficou em 67% da média histórica, ou 44.101 megawatts médios (MWmed). O armazenamento esperado na região subiu 0,2 p.p., para 46,9% no último dia do mês. Se confirmado, esse percentual ficará acima dos níveis atuais, que estão em 42,8%.

No Sul, por outro lado, a expectativa de chuva sobre os reservatórios caiu 23 p.p. e o submercado deixou de ser o único no qual se esperava que o mês terminasse com afluência acima da média de 95 anos. Agora, o ONS espera uma ENA de 5.975 MWmed para a região, ou 79% da Média de Longo Termo (MLT). No armazenamento, estima-se que o mês se encerre em 62,7% da capacidade, redução de apenas 1 p.p. em relação ao estimado anteriormente.

No Nordeste, a previsão de afluência melhorou e subiu para 43% da média histórica. O porcentual equivale a 5.742 MWmed. Antes, o indicador esperado era 2 p.p. menor. Com isso, a previsão de Energia Armazenada (EAR) passou a metade da capacidade e agora se espera que o mês termine aos 50,7%.

Ao contrário do Sul, o Norte teve uma ampliação significativa na expectativa de afluência neste mês, de 15 p.p.. Com isso, o ONS calcula uma ENA de 11.722 MWmed, ou 74% da média histórica para a região elétrica ao fim de janeiro. No armazenamento, a projeção saiu dos 50,5% esperados para o fim do mês, segundo o boletim anterior, para 57,2%.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também