Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
8 de novembro de 2025
Por Luciana Collet*
Fernando de Noronha, 08/11/2025 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse neste sábado que deve lançar na próxima segunda-feira, 10, uma consulta pública com diretrizes para o primeiro leilão de baterias no Brasil. O certame chegou a ser prometido para este ano, mas não avançou e diversas empresas nacionais e internacionais já se movimentam na expectativa de disputar contratos.
Segundo Silveira, a contratação visa dar segurança sistema elétrico nacional. “Avançar nas renováveis é importante, mas nós temos que avançar com segurança”, disse, ao participar de cerimônia de lançamento da pedra fundamental de um projeto de geração de energia solar associado a baterias em Fernando de Noronha e que permitirá a descarbonização da produção de eletricidade no arquipélago a partir de 2027.
Ele não deu detalhes sobre o conteúdo da consulta pública, mas fontes próximas à Broadcast disseram que o certame pode viabilizar investimentos da ordem de R$ 5 bilhões.
Térmicas a óleo
Durante seu discurso, Silveira também comentou sobre o leilão de reserva de capacidade na forma de potência (LRCap) marcado para março de 2026 e disse que este deve ser o último certame a contratar termelétricas movidas a óleo combustível.
“Eu tenho absoluta certeza que será o último no Brasil. Último. Quem tem térmica a óleo, térmica a carbono e outras térmicas, pode mudar essa matriz”, alertou. Segundo ele, em 10 anos o País poderá ter segurança energética a partir de baterias, em cima da “nossa cadeia nuclear”.
*A jornalista viajou a convite da Neoenergia
Contato: Luciana.collet@estadao.com
Veja também