Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
11 de fevereiro de 2026
Por Ludmylla Rocha e Luciana Collet
São Paulo, 11/02/2026 – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou há pouco que a pasta está trabalhando numa correção dos preços-teto dos leilões de reserva de capacidade na forma de potência que constam dos editais aprovados na terça-feira, 10, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Ele afirmou que o ministério está discutindo os valores com técnicos e juridicamente e que a expectativa é que a decisão sobre o tema seja tomada ainda hoje, porque não quer atrasar os leilões um dia sequer.
Segundo ele, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) considerou a média de custos enviada pelos agentes, mas disse que é preciso dar maior peso às informações enviadas pelos grandes agentes do setor, “que são players mais robustos, mais estruturados, e que têm mais informações seguras sobre os custos dos equipamentos”, conforme afirmou durante painel no CEO Conference Brasil 2026, evento realizado pelo BTG Pactual em São Paulo.
Ainda sobre esses leilões, ele disse esperar que o certame de março seja o último para a contratação de usinas a carvão vegetal e óleo diesel. E disse também que a demanda do leilão, embora seja sabida apenas às vésperas do certame, deverá ser “muito grande”.
Em relação aos ajustes que foram feitos recentemente nas regras do certame para as térmicas a gás ligadas à malha de gasodutos, o ministro afirmou que, com a iniciativa, dividiu o ônus entre setor de gás e elétrico, e visa dar competitividade ao leilão.
Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br e luciana.collet@estadao.com
Veja também