Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
8 de janeiro de 2026
Por Renan Monteiro
Brasília, 07/01/2026 – O Ministério de Minas e Energia (MME) informou hoje que foi instituído um grupo técnico que será responsável por “estudar a infraestrutura nacional” para implantação de reatores nucleares no País. A análise vai focar especialmente na adoção de chamados Pequenos Reatores e Microrreatores Modulares, que podem ser instalados em terra.
Essas instalações poderão complementar o fornecimento de energia elétrica, com utilização em pontos remotos no Brasil, por exemplo. Diferente dos reatores tradicionais, os pequenos reatores são projetados para gerar eletricidade de forma mais flexível e econômica. Como eles têm pequena escala, a implementação é facilitada.
Coordenado pelo MME, o grupo terá o prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos. O mecanismo foi criado no âmbito do Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro (CDPNB), que é um órgão colegiado composto por Ministros de Estado e destinado a assessorar o presidente da República sobre o tema.
“Ao final desse período [180 dias], será apresentado ao Comitê um documento técnico com os principais desafios e oportunidades relacionados à infraestrutura nacional para reatores nucleares de potência, considerando aspectos tecnológicos, institucionais, regulatórios e ambientais”, informou o MME.
O grupo vai reunir representantes de diversos órgãos e entidades do governo, além de instituições dos setores nuclear e energético. Órgãos, entidades, associações ou sociedades civis organizadas poderão ser convidados para participarem das reuniões. Segundo o MME, a iniciativa integra as ações para o “fortalecimento do planejamento energético de longo prazo e diversificação da matriz energética brasileira”.
Contato: renan.monteiro@broadcast.com.br
Veja também