Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Ministro francês condena ataque dos EUA à Venezuela e diz que contraria direito internacional

3 de janeiro de 2026

Por Mariana Ribas

São Paulo, 03/01/2026 – O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, disse que o ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela contraria o princípio do não uso da força, um dos fundamentos do direito internacional. “A França lembra que nenhuma solução política duradoura pode ser imposta de fora e que os povos soberanos decidem sozinhos o seu futuro”, disse há pouco em publicação na rede social X.

Barrot afirmou que as múltiplas violações do princípio do não uso da força terão “graves consequências para a segurança mundial”. “Instruída pela História, a França se prepara para isso, mas não pode se conformar”, acrescentou. Ele disse ainda que o país reitera o seu compromisso com a Carta das Nações Unidas.

Apesar das críticas aos EUA, o ministro também se posicionou em relação ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Ele afirmou que ao confiscar o poder do povo venezuelano, “privando-os de suas liberdades fundamentais”, o líder do país sul-americano “cometeu uma grave violação à sua dignidade e ao seu direito à autodeterminação”.

Contato: mariana.ribas@estada.com

Veja também