Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
19 de janeiro de 2026
Por Wilian Miron
São Paulo, 19/01/2026 – Cerca de um terço dos cursos de medicina avaliados pelo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), que tem como objetivo unificar a formação médica no País, alcançaram rendimento insatisfatório, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 19.
Ao todo, foram avaliados 351 cursos, e 107 obtiveram notas 1 e 2 no exame. Desses, 99 estão sujeitos a penalidades, que podem incluir redução do número de vagas ou outras medidas regulatórias, em razão do desempenho insuficiente.
As instituições de ensino superior municipais foram as que tiveram os piores desempenhos, com 87,5% delas ficando nos patamares mais baixos da avaliação. Entre as universidades privadas com fins lucrativos, 58,4% dos cursos tiveram desempenho insatisfatório.
Por outro lado, as instituições federais e estaduais tiveram os melhores desempenhos. 87,6% das federais e 84,7% das estaduais tiveram cursos nas faixas 4 e 5 da avaliação, consideradas de alto desempenho.
Contato: wilian.miron@estadao.com
Veja também