Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

MDIC/Alckmin sobre tarifaço: não há relação entre decisão do Judiciário e política tarifária

16 de setembro de 2025

Por Gabriela da Cunha

Rio, 16/09/2025 – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou há pouco que as negociações com os Estados Unidos em relação às tarifas para produtos brasileiros seguem sendo feitas. Ele ainda afirmou que não vê razões para que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) traga novas sanções.

“Entendo que não há relação entre decisão do Poder Judiciário e política tarifária”, disse a jornalista em passagem pelo Rio de Janeiro. “Sobre a questão das tarifas, a orientação do presidente Lula é pelo diálogo e negociação.”

Alckmin lembrou que 42% da exportação brasileira para os Estados Unidos, de US$ 40 bilhões no ano passado, está excluído do tarifaço e que em 22% o Brasil está com taxas iguais aos outros países do mundo. “Perdemos, claro, para quem produz dentro dos Estados Unidos”, pontuou.

contato: gabriela.cunha@estadao.com

Veja também