Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Magalu anuncia ferramenta para vendas pelo WhatsApp baseada em inteligência artificial

5 de novembro de 2025

Por Aramis Merki II

São Paulo, 05/11/2025 – O Magalu anunciou a sua ferramenta de vendas pelo WhatsApp. A empresa desenvolveu, com o uso de inteligência artificial (IA), uma solução que abrange toda a jornada do cliente – da recomendação de produtos ao pagamento e o pós-venda – dentro do aplicativo de mensagens. O CEO do Magalu, Frederico Trajano, aponta que a evolução da tecnologia baseada em conversas nos últimos anos permitiu trazer “calor humano” para o atendimento da Lu, o avatar virtual que é a influenciadora da varejista.

No ano passado, o Magalu trouxe Caio Gomes para ser diretor de IA da companhia e formou um time de quase cem pessoas na área. Em uma imersão no Vale do Silício, chegaram a conclusão de que o mergulho definitivo seria através do WhatsApp, explica Trajano. O aplicativo da Meta, mesma dona do Facebook, está em 99% dos smartphones brasileiros.

A conta da Lu no WhatsApp foi lançada em 2018 e é usada recorrentemente por uma base de 15 milhões de clientes. Até agora os usuários usavam o chat para acompanhar as compras feitas em outros canais do Magalu.

O desenvolvimento do WhatsApp da Lu foi feito pelo time do Luizalabs, vertical de tecnologia do Magalu, em parceria com a Meta, dona do WhatsApp, e o Google. A empresa aponta ainda que o sistema foi construído totalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O projeto levou pouco mais de um ano de desenvolvimento. Os modelos de linguagem (LLMs) usados são proprietários do Google e outros de código-fonte aberto. Parte da infraestrutura fica hospedada na Magalu Cloud, serviço de computação em nuvem lançado pela empresa em 2023. Basear a ferramenta nos próprios data centers garante baixa latência (velocidade no envio de informações) para o projeto, aponta a empresa.

A ferramenta foi liberada, em uma primeira fase, para um milhão de clientes recorrentes do Magalu, com um histórico de compra mínimo de 10 produtos por ano. Até o final de 2025, toda a base de mais de 30 milhões de consumidores da varejista deve ter acesso à ferramenta.

A IA acessa todo o catálogo de produtos do Magalu e dos 300 mil vendedores inscritos no marketplace, os sellers. São mais de 37 milhões de anúncios publicados. A interação do cliente poderá ser feita por texto, voz ou mesmo com o envio de imagens. O pagamento poderá ser feito por Pix ou cartão de crédito.

Contato: merki@broadcast.com.br

Veja também