Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula sobre retirada de Magnitsky a Moraes: Disse a Trump que era bom para Brasil e democracia

12 de dezembro de 2025

Por Flávia Said, Gabriel de Sousa e Geovani Bucci

Brasília e São Paulo, 12/12/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o recuo dos Estados Unidos na aplicação da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi “um presente para Moraes”. Em discurso no lançamento do novo canal SBT News, em Osasco (SP), Lula disse que “não era justo” um presidente de outro país punir um ministro da Suprema Corte brasileira.

“Silvio Santos fazia 95 anos e o Alexandre de Moraes faz 35 amanhã”, brincou Lula. “E o Trump deu para ele o reconhecimento de que não era justo um presidente de um outro país (Estados Unidos) punir um ministro da Suprema Corte brasileira porque estava cumprindo com a Constituição brasileira”, completou o presidente da República.

Lula relatou que, na conversa que teve com o presidente Donald Trump, o americano perguntou se a retirada era algo bom para ele, e Lula teria respondido que era bom para o Brasil e para a democracia brasileira. “Você está tratando de nação para nação. E a Suprema Corte, para nós, é uma coisa muito importante”, sustentou Lula.

Em seguida, o petista disse ter ficado “muito feliz” pela retirada das sanções, mas menos que Moraes. “E ainda faltam mais pessoas, porque não é possível admitir que um presidente de um país possa punir com as leis dele autoridades de outro país que estão exercendo a democracia. Portanto, a tua vitória, Alexandre, é a vitória da democracia brasileira”, completou. Durante a fala, a câmera filmou Moraes na plateia, que reagia às falas de Lula acenando com a cabeça.

Quando discursou, minutos antes, Moraes disse que a retirada da Magnitsky foi “uma vitória do Judiciário brasileiro, que não se vergou a ameaças, a coações” e também da soberania nacional e da democracia, sendo aplaudido pelas autoridades presentes. O ministro ainda elogiou e agradeceu Lula pelo empenho nas conversas com os EUA.

Lula e Tarcísio

No início do seu discurso, Lula fez uma declaração direcionada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também presente no evento.

“Eu estava vendo uma matéria no jornal e todos os prognósticos negativos contra a economia brasileira anunciados no início de janeiro não deram certo, Tarcísio”, disse Lula. “Tudo melhorou no mês de outubro, tudo”, completou. Pouco antes de Lula, Tarcísio discursou e disse que é possível pensar diferente e afirmou que o debate acontece na arena política.

Também participaram da cerimônia o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Frederico Siqueira Filho (Comunicações) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social da Presidência).

No final do evento, a transmissão mostrou Lula conversando com Nunes e Tarcísio e trocando cumprimentos.

Contatos: flavia.said@estadao.com; gabriel.sousa@estadao.com; geovani.bucci@estadao.com

Veja também