Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula: redes sociais não estão e não podem estar acima da lei

17 de setembro de 2025

Por Flávia Said e Gabriel de Sousa

Brasília, 17/09/2025 – Após defender a soberania digital do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que, em que pese a relevância social, econômica e educacional das redes sociais, elas “não estão e não podem estar acima da lei”, nem continuar a ser usadas para espalhar fake news e discursos de ódio. Lula elencou outros crimes que encontram espaço nas plataformas, como golpes financeiros, exploração sexual de crianças e adolescentes, incentivo ao racismo e à violência contra as mulheres.

“É um equívoco acreditar que as big techs algum dia tomarão a iniciativa de se auto regular”, completou, dizendo que isso “já custou a vida de várias crianças e adolescentes”.

Citando exemplos internacionais que estabeleceram limites legais à atuação das big techs, Lula sustentou que “A liberdade de expressão é um valor inegociável, mas não pode servir de desculpa para a prática de crimes no mundo digital”.

Contatos: flavia.said@broadcast.com.br e gabriel.sousa@broadcast.com.br

Veja também