Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lula: Ontem Rubio ligou para Mauro Vieira, talvez comece conversa a partir de agora

9 de outubro de 2025

Por Gabriel Hirabahasi

Brasília, 09/10/2025 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 9, que o secretário de Estado do governo dos Estados Unidos, Marco Rubio, ligou para o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, ontem, quarta-feira, 8, para discutir o tarifaço imposto pelos norte-americanos.

Rubio foi a pessoa indicada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para liderar a negociação com o Brasil sobre esse assunto. Lula comemorou a conversa entre os dois e disse que “talvez comece a conversa a partir de agora”. A declaração de Lula foi dada em entrevista à rádio Piatã, da Bahia.

“Agora começa um outro momento. Ainda ontem o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o ministro Mauro Vieira. Talvez comece a conversa a partir de agora. Vamos ver se conseguimos nos acertar. O Brasil não quer briga com os EUA, com Bolívia, Uruguai. O Brasil quer paz e amor, queremos crescer e nos desenvolver”, disse.

O presidente disse ter ficado “surpreso” com a conversa que teve com Trump no início da semana. Falou que “parecia que não ia acontecer, que era impossível”, mas que o norte-americano o tratou com gentileza.

“Te confesso que fiquei surpreso com o resultado da conversa. Parecia que não ia acontecer, que era impossível. Nos encontramos rapidamente no salão de espera da ONU e ele disse que pintou um clima. O dado concreto é que ele me telefonou e havia uma expectativa de que houvesse discussão. Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode tratar o outro. Eu tratando de forma civilizada e ele de forma civilizada”, relatou.

Contato: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br

Veja também