Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lira: com projeto do IR, Congresso entrega ao País marco da justiça tributária

5 de novembro de 2025

Por Pepita Ortega

Brasília, 05/11/2025 – O relator na Câmara do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta terça-feira, 5, por meio de nota, seu parecer sobre o tema após a aprovação do texto no plenário do Senado. De acordo com o ex-presidente da Câmara, com o projeto do IR, o “Congresso Nacional entrega ao País um marco da justiça tributária”.

Segundo Lira, durante a tramitação da proposta no Senado, o projeto foi “alvo de politicagem, com críticas infundadas e estimativas equivocadas”, mas, ao final, a Casa Alta do Congresso “reconheceu” que seu relatório “é neutro fiscalmente”. O ex-presidente da Câmara indicou que a manutenção da integralidade de seu texto reafirma sua “consistência”.

“A aprovação final do projeto de lei do Imposto de Renda no Congresso Nacional sepulta definitivamente as narrativas construídas sobre premissas falsas e confirma o que sempre esteve evidente: o relatório do deputado Arthur Lira é tecnicamente consistente, fiscalmente neutro e socialmente responsável”, registrou a nota.

O texto ressalta que Lira fez um “trabalho técnico sério e responsável”, em cooperação direta com o Ministério da Fazenda na construção do relatório do projeto do IR. De acordo com o ex-presidente da Câmara, o resultado é “uma proposta que alia justiça fiscal, rigor orçamentário e benefício concreto aos trabalhadores brasileiros, corrigindo distorções históricas na cobrança do Imposto de Renda”.

Em postagem no X, Lira afirmou que o Senado “demonstrou maturidade” na aprovação do tema. “Mesmo após as bravatas, oportunismo e politicagem de alguns que tentaram atrapalhar a tramitação, a Casa reconheceu e se somou ao esforço e trabalho feito com muito diálogo e dados técnicos na Câmara”, assinalou.

O pano de fundo dos comentários é o embate entre Lira e o relator do PL do IR no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), adversário político do ex-presidente da Câmara. Desde a reta final de sua tramitação do texto na casa baixa do Congresso, o projeto que amplia a isenção do imposto de renda é pivô das farpas trocadas entre os alagoanos. Ambos devem ser candidatos a uma vaga na Casa Alta do Congresso na eleição de 2026.

Mais cedo, Renan chegou a afirmar que o texto oriundo da Câmara tem “muitas imperfeições, com diversos jabutis maliciosamente inseridos”.

Contato: pepita.ortega@estadao.com

Veja também