Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Lindbergh, sobre relação com Hugo Motta: vou continuar do mesmo jeito

24 de novembro de 2025

Por Victor Ohana e Pepita Ortega

Brasília, 24/11/2025 – O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que vai continuar “do mesmo jeito” na sua relação com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). As declarações ocorreram nesta segunda-feira, 24, à imprensa, após Motta ter levado a público, em entrevista à Folha de S.Paulo mais cedo, a sua decisão de rompimento com o petista.

Na ocasião, Lindbergh criticou a derrubada da Medida Provisória relacionada ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a aprovação da “PEC da Blindagem”.

“Minhas posições são sempre muito previsíveis. Alguém achava que a gente ia ficar calado naquela votação do IOF? Não, nós reagimos. Alguém achava que a gente tinha que ficar calado na votação da PEC da Blindagem? Não. Nós tomamos nossa posição”, disse.

Na sequência, o petista voltou a criticar a decisão de Motta de nomear o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) para a relatoria do PL Antifacção na Câmara. “Alguém achava que a gente ia achar normal a escolha do Derrite?”, questionou.

Lindbergh prosseguiu: “Então veja, o colégio de líderes não é um clube de amigos. Eu vou continuar do mesmo jeito, como líder do PT, indo na reunião do colégio de líderes, defendendo as posições do governo e defendendo as posições do PT”.

O líder partidário atribuiu ainda a Motta os recentes problemas na relação com o governo. “Caberia ao presidente Hugo Motta analisar a sua própria atuação”, afirmou.

Questionado se procurará o presidente da Câmara para pacificar a relação, Lindbergh disse que não. “A relação política e institucional continua. Eu vou para o colégio de líderes. Para mim, não muda nada. Eu não sou da roda de amigos do presidente Hugo Motta”, respondeu.

Contato: victor.ohana@estadao.com; pepita.ortega@estadao.com

Veja também