Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
13 de janeiro de 2026
Por Luiz Araújo*
Itajaí, 13/01/2026 – O presidente da JBS Terminais, Aristides Russi Junior, afirmou que o grupo conduz estudos iniciais sobre uma eventual participação no leilão do Tecon 10, mega terminal de contêineres do Porto de Santos. Porém, disse estar cedo para a decisão, que dependerá do acesso integral aos documentos do projeto e da avaliação detalhada da modelagem proposta.
“Nesse momento, estamos precisando ainda dos papéis estarem disponíveis para todo mundo analisar, etc. O que podemos dizer é que provamos que somos capazes de gerar eficiência e agregar valor na cadeia do nosso cliente”, afirmou Aristides durante evento com jornalistas no porto de Itajaí (SC), o maior entre os dois terminais operados pela JBS Terminais no município catarinense.
O executivo ressaltou que a companhia avalia oportunidades em diferentes ativos portuários, mas que qualquer avanço depende da publicação do edital. “Itajaí tem oportunidade, Santos tem oportunidade. A partir do momento que tivermos acesso total e entender qual será o modelo, aí sim conseguimos avançar”, disse.
O Tecon Santos 10 é considerado um dos maiores projetos de infraestrutura portuária em planejamento no País. O empreendimento prevê investimentos estimados em cerca de R$ 6,4 bilhões e contrato de arrendamento com prazo de 25 anos, com implantação em uma área superior a 620 mil metros quadrados e previsão de quatro berços de atracação para navios de grande porte.
Conforme a modelagem proposta pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e ajustada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o leilão terá restrições à participação de empresas que já operam terminais de contêineres no complexo santista, como forma de mitigar a concentração de mercado.
O Ministério de Portos e Aeroportos estima que o certame seja realizado na primeira quinzena de março. O projeto foi remetido à Antaq, que pode publicar o edital a qualquer momento.
*O repórter viaja a convite da JBS Terminais.
Contato: luiz.araujo@estadao.com
Veja também