Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Inmet e Eletrobras fecham acordo para 220 estações na área de Furnas e no São Francisco

3 de setembro de 2025

Por Isadora Duarte

Brasília, 03/09/2025 – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura, e a Eletrobras firmaram dois acordos para instalação de 220 novas estações meteorológicas na área da bacia hidrelétrica de Furnas e nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. Um dos acordos prevê a instalação de 90 estações meteorológicas na área de influência de Furnas. O outro envolve a implementação de 130 estações nas bacias do São Francisco e Parnaíba. Os acordos de Cooperação Técnica foram assinados na tarde desta quarta-feira na sede da Eletrobras em Brasília.

No ato, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que os acordos contemplam a estratégia de modernização do Inmet, que ainda possui cerca de 100 estações meteorológicas analógicas. “Esse projeto foi aprovado com a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério de Minas e Energia e Ministério do Desenvolvimento Regional. Agora teremos mais 200 estações meteorológicas digitais no Parnaíba e no São Francisco, com um upgrade tecnológico em todas as 700 outras existentes”, disse Fávaro. O ministro acrescentou que em meio às mudanças climáticas as previsões meteorológicas contribuem para a mitigação dos impactos climáticos não somente na agricultura.

Para o presidente da Eletrobras, Ivan de Souza Monteiro, a parceria também influencia na redução do “custo Brasil”. “Vamos melhorar a previsibilidade. Vamos poder informar as Defesas Civis dos Estados, dos municípios e teremos sintonia fina sobre o que acontece com a principal matéria-prima da terra do que é a água. A assinatura desses termos reforça a nossa determinação de contribuir para um Brasil mais preparado para os desafios climáticos e energéticos do futuro”, observou. “Damos um passo decisivo na modernização do monitoramento meteorológico nacional”, destacou Monteiro.

O diretor do Inmet, Carlos Alberto Andrade e Jurgielewicz, afirmou que a parceria com a Eletrobras vai elevar em 30% a capacidade do instituto em previsões meteorológicas.

Contato: isadora.duarte@estadao.com

Veja também