Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
4 de novembro de 2025
Por Isadora Duarte
Brasília, 04/11/2025 – O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) elegeu o engenheiro agrônomo Muhammad Ibrahim, da Guiana, para assumir o posto de diretor-geral do organismo multilateral no período de 2026 a 2030. Ele foi eleito durante a reunião da Junta Interamericana de Agricultura no âmbito da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas que ocorreu na tarde desta terça-feira em Brasília. Ibrahim conquistou 24 votos contra oito do ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, dos 32 países membros com direito a voto do órgão.
Ele é engenheiro agrônomo, doutor em Ciências Agrícolas e Ambientais e já atuou como diretor-geral do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino na Costa Rica. Atualmente é funcionário do IICA e era tido como perfil técnico para liderar o órgão. Ibrahim é visto como uma continuidade da gestão do argentino Manuel Ortero, que comandou o órgão nos últimos oito anos, e era apontado como o favorito na disputa. Ibrahim contou com o apoio dos 14 países da Comunidade do Caribe (Caricom), do México, Paraguai, além de sinalizações do Peru, Equador, República Dominicana e dos Estados Unidos.
Ao ser eleito, Ibrahim afirmou que será diretor geral para todas as regiões das Américas, do Caribe, ao Norte e Sul, e que focará nas colaborações horizontais dos 34 países membros do IICA. “Enfrentamos muitas incertezas. Para lidar com esses desafios e com as demandas que são enfrentadas pelo setor agrícola, como a diminuição da produtividade, a resistência ao estresse hídrico e pragas, temos que fazer cooperação entre os Estados membros”, disse o futuro diretor-geral do IICA.
Ibrahim acrescentou que seu mandato deve continuar o trabalho atual da instituição com parcerias entre os países membros. “Devemos seguir buscando tecnologias modernas para fazer frente aos desafios e ameaças ambientais e melhorar o suporte econômico para o setor agrícola”, observou. Ele se disse ainda comprometido com um ambiente de parceria no âmbito do organismo multilateral.
Diplomatas e autoridades dos países membros do IICA afirmam que se tratou de uma das eleições mais disputadas da história do instituto, que nasceu em 1942, tem sede em San José, capital da Costa Rica, e é mais antigo que a própria Organização das Nações Unidas (ONU). Países como o Brasil defendem o fortalecimento do IICA em meio ao questionamento e enfraquecimento do multilateralismo global.
Contato: isadora.duarte@estadao.com
Veja também