Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Iguá Rio passa operar somente com geração solar distribuída

26 de setembro de 2025

Por Luciana Collet

São Paulo, 26/09/2025 – A concessionária de saneamento Iguá Rio alcançou a marca de 100% de suprimento a partir de usinas solares, no modelo de geração distribuída com autoconsumo remoto, estratégia que permite redução dos custos operacionais e das emissões de gases de efeito estufa. A empresa também destaca a redução de sua “pegada hídrica” no processo de produção de eletricidade e no fornecimento dos serviços de saneamento básico.

A empresa, que opera na nova Zona Sudoeste carioca e nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense, fechou um contrato de 10 anos de duração com Faro Energy para fornecimento de energia proveniente de três usinas solares operadas por está empresa em Cabo Frio (RJ). Juntas elas produzem cerca de 7 mil megawatts-hora (MWh) por ano.

Segundo a Iguá, o mesmo volume de energia produzido a partir de usina hidrelétrica necessitaria, em média, de 2,3 bilhões de litros de água. Adicionalmente, segundo cálculos da concessionária, com essa estratégia, ela consegue evitar que cerca de 1,3 tonelada de gás carbônico seja lançada na atmosfera por ano, o que equivale ao plantio anual de 8.233 árvores.

“O fornecimento de água e esgoto envolve processos que exigem um consumo de energia significativo e, ao adotarmos fontes limpas e próprias, conseguimos reduzir custos operacionais e, ao mesmo tempo, mitigar impactos ao meio ambiente”, disse o diretor de Gestão Operacional da Iguá Saneamento, José Carlos Almeida de Sousa.

A iniciativa da Iguá Rio também impulsiona a transição da matriz energética da Iguá Saneamento. O Grupo iniciou sua transição energética em 2019, quando ingressou no mercado livre de energia. Hoje, 79,9% da energia utilizada pela companhia é adquirida no segmento. No total, mais de 90% da energia consumida provêm de fontes renováveis, com certificação por I-RECs (International Renewable Energy Certificates).

Contato: luciana.collet@estadao.com

Veja também