Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
15 de janeiro de 2026
Por Daniela Amorim
Rio, 15/01/2026 – O volume de vendas do varejo chegou a novembro em patamar 11,0% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia. No varejo ampliado – que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas operam 6,8% acima do pré-pandemia. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os segmentos de artigos farmacêuticos, supermercados, veículos, combustíveis, material de construção estão acima do patamar pré-crise sanitária. A pesquisa revela que móveis e eletrodomésticos e equipamentos de informática e comunicação também passam a operar acima do pré-covid.
O segmento de artigos farmacêuticos opera em patamar 48,1% acima do pré-crise sanitária; supermercados, 13,1% acima; veículos, 11,6% acima; combustíveis e lubrificantes, 9,5% acima do patamar pré-pandemia; e material de construção, 7,8% acima.
Apenas outros artigos de uso pessoal, vestuário e livros operam ainda aquém do pré-covid.
Outros artigos de uso pessoal e doméstico estão 1,7% abaixo; vestuário 19,2%; e livros e papelaria estão 44,0% abaixo do patamar pré-pandemia.
Os móveis e eletrodomésticos estão 1,7% acima do nível de fevereiro de 2020 e equipamentos de informática estão 0,3% acima do patamar pré-pandemia.
Contato: daniela.amorim@estadao.com
Veja também