Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

IBGE: atividades turísticas recuam 1,1% em janeiro, mas ficam 11,6% acima da pré-pandemia

13 de março de 2026

Por Gabriela da Cunha

Rio, 13/03/2026 – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a janeiro, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o índice de atividades turísticas recuou 1,1% frente a dezembro de 2025, segundo resultado negativo seguido. Ainda assim, o segmento de turismo está 11,6% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,9% abaixo do auge da série histórica do IBGE (dezembro de 2024).

No olhar regional, São Paulo (0,6%) foi a influência positiva mais intensa em janeiro, seguido por Amazonas (4,7%) e Pará (3,2%). No entanto, houve taxas negativas em oito dos 17 estados em que essa atividade é pesquisada. O impacto negativo mais relevante veio do Paraná (-9,4%), com Pernambuco (-8,1%) e Rio de Janeiro (-1,6%) em seguida.

“Na comparação interanual das atividades turísticas, houve um crescimento de 3,5% no primeiro resultado positivo, depois que ter recuado em 0,7% em dezembro. Setorialmente, houve avanços no transporte aéreo, agência de viagens, restaurantes e serviços relacionados a hospedagens, serviços reserva em 11 dos 17 locais pesquisados”, observou o diretor da PMS, Rodrigo Lobo.

contato: gabriela.cunha@estadao.com

Veja também