Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Hassett defende opinião de Bessent sobre Fed, apoia corte de juros e ressalta tarifas de Trump

5 de dezembro de 2025

Por Isabella Pugliese Vellani

São Paulo, 05/12/2025 – O conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse que concorda com a opinião do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, de que é necessário alterar a regra sobre os presidentes de distritais do Federal Reserve (Fed), em entrevista para a Fox Business nesta sexta-feira. O comentário acontece em um momento em que Hassett é considerado favorito para assumir o posto de Jerome Powell na chefia do BC americano, diante das entrevistas guiadas por Bessent para o cargo.

“Chegou a hora de o Fed reduzir as taxas de juros com cautela”, defendeu, às vésperas da reunião monetária de dezembro. Segundo ele, o shutdown pode ter um impacto maior do que o esperado, mas haverá uma recuperação no primeiro trimestre do próximo ano. “Estamos controlando a inflação, os números mostram o motivo de as pessoas permanecerem confiantes sobre a economia”, acrescentou, ao dizer que ficaria “desapontado” com um crescimento de 3% no primeiro e segundo trimestres.

Hassett também disse que existem muitas notícias positivas sobre inteligência artificial (IA) e que, por conta da tecnologia, pode acontecer um crescimento de produtividade de 4% em 2026.

“A economia da inteligência artificial está se movendo mais rápido do que a economia da bolha da internet na década de 1990”, afirmou.

Em relação ao caso de tarifas na Suprema Corte, ele disse estar confiante de que a administração vencerá o caso, mas informou que possuem um “plano reserva” caso a política tarifária do presidente americano, Donald Trump, seja considerada ilegal. “Trump está certo em dizer que eliminar tarifas é uma perturbação econômica massiva”, disse.

Contato: isabella.vellani@estadao.com

Veja também