Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Haddad: Creio que juro neste patamar é injustificável, mas Galípolo assumiu BC em meio a crise

23 de setembro de 2025

Por Francisco Carlos de Assis e Mateus Maia

Brasília e São Paulo, 23/09/2025 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira que o atual patamar da taxa Selic é “injustificável”. Ele participa de entrevista no portal ICL Notícias.

Segundo Haddad, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, assumiu a autoridade monetária durante uma crise, mas que ele entregará um “resultado consistente”.

“Foi uma transição muito complexa, não foi uma transição simples. Isso não foi devidamente diagnosticado, na minha opinião”, afirmou, se referindo da troca de Roberto Campos Neto para Galípolo.

Apesar de defender o presidente do BC, dizendo que não vota no Comitê de Política Monetária (Copom), o ministro declarou que há espaço para os juros caírem.

“Eu penso que o Galípolo vai chegar num momento em que ele vai juntar a diretoria e tomar essa decisão. Eu entendo que tem espaço para esse juro cair”, disse.

Ele afirmou ainda que, no Brasil, sempre se erra para cima, mas que ele defende que não se erre nem para mais como para menos, além de afirmar que apesar de um “repique” do dólar, a inflação já está voltando para patamares próximos do teto da meta.

Contatos: francisco.assis@broadcast.com.br; mateus.maia@broadcast.com.br

Veja também