Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
10 de setembro de 2025
Por Aramis Merki II
São Paulo, 10/09/2025 – A adoção de agentes de Inteligência Artificial (IA) – modelos especializados que podem planejar, raciocinar e executar tarefas de forma independente – já trazem retorno para 79% das empresas no Brasil e no México, de acordo com pesquisa feita pelo Google Cloud.
As organizações relatam aumentos anuais de receita entre 6% e 10% diretamente ligados ao uso da IA generativa. O estudo, chamado Retorno do investimento (ROI) em IA, foi feito com base na visão de 701 líderes dos dois países, cujas empresas têm receita anual superior a US$ 10 milhões.
Para além dos números, a pesquisa reflete um otimismo disseminado diante da evolução da tecnologia. De acordo com Alberto Zafani, líder do Google Workspace no Brasil, a busca dos executivos é por melhora na performance. “Isto inclui auxílio no dia-a-dia, na criação de documentos e projetos. Outro tema que corrobora com eficiência é a tradução e elaboração de textos mais complexos em outros idiomas.”
O recorte das duas principais economias da América Latina mostra adoção da IA de forma mais rápida do que no resto do mundo. Dentre brasileiros e mexicanos, 62% dos executivos indicam que os agentes são utilizados em toda a empresa. Globalmente, a porcentagem fica em 52%.
Marketing (55%), experiência do cliente (54%) e cibersegurança (52%) são as principais áreas onde IA generativa estão sendo implementadas nos dois países. No Brasil em particular, os casos de uso mais frequentes nas corporações são relacionados com a produtividade individual (74%), vendas e marketing (73%) e atendimento ao cliente (72%).
Contato: merki@broadcast.com.br
Veja também