Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Gestora de ativos suíça, GAM se opoõe à aquisição de unidade da Honda pela indiana Motherson

29 de dezembro de 2025

Singapura, 29/12/2025 – A gestora de ativos suíça GAM Holding está se opondo a uma aquisição planejada de uma subsidiária da Honda Motor pela fabricante indiana de autopeças Samvardhana Motherson International, afirmando que o negócio subestima significativamente a empresa japonesa.

O CEO da GAM, Albert Saporta, disse que a gestora de ativos enviou uma carta ao presidente da fabricante de autopeças Yutaka Giken, instando a unidade da Honda a abandonar a transação ou buscar um preço significativamente mais alto. Ele afirmou que era especialmente perturbador que uma empresa tão proeminente quanto a Honda – que detém cerca de 70% de participação na Yutaka – pudesse demonstrar um desrespeito flagrante pelos direitos dos acionistas minoritários, apesar dos avanços do Japão em governança corporativa na última década.

“Em todos esses anos, nunca testemunhamos uma oferta de aquisição tão flagrante”, escreveu ele na carta. Saporta ainda mencionou que a oferta pública deveria ser pelo menos 50%-70% acima do preço atual da oferta e que o negócio é um grande retrocesso para os recentes esforços do Japão em melhorar a governança corporativa.

A Samvardhana Motherson anunciou no final de agosto que planejava adquirir uma participação de 81% na Yutaka por cerca de 27 bilhões de ienes (US$ 172,4 milhões). Como parte do acordo, a empresa indiana planeja iniciar uma oferta pública para comprar ações da Yutaka por 3.024 ienes cada dos acionistas minoritários, avaliando a empresa em cerca de 45 bilhões de ienes. A companhia também citou que pretende iniciar a oferta pública no final de janeiro de 2026, assim que receber as aprovações regulatórias. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast

Veja também