Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
11 de março de 2026
Por Gabriel Hirabahasi e Geovani Bucci
Brasília e São Paulo, 11/03/2026 – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) empatou numericamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na simulação de segundo turno feita pela pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 11. É a primeira vez que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro empata com Lula na disputa pela Presidência da República.
A vantagem do petista para Flávio caiu de dez pontos porcentuais em dezembro de 2025, quando o senador anunciou sua pré-candidatura, para sete pontos porcentuais em janeiro, depois cinco pontos porcentuais em fevereiro. Agora, há um empate numérico: os dois têm 41% das intenções de voto na simulação de um segundo turno realizado pelo levantamento.
No cenário espontâneo, quando os entrevistados são perguntados sobre em quem votariam, sem que nenhum nome seja apresentado, 18% disseram que votariam em Lula. É um ponto porcentual a menos em relação a fevereiro. O nome de Flávio foi citado por 10%, o mesmo do mês passado, e 69% dos entrevistados se disseram indecisos.
A Quaest fez sete simulações de cenários eleitorais. Em todos eles, Lula, Flávio Bolsonaro, Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC) são candidatos. Os nomes que se alternam são os de Ratinho Jr., Ronaldo Caiado e Eduardo Leite. Os três são filiados ao PSD e não serão candidatos concomitantemente – só um deles será oficializado o candidato final do partido. Também há alternância quanto ao nome de Romeu Zema (Novo), hoje governador de Minas Gerais.
A principal alteração em relação à pesquisa do mês passado é um crescimento do porcentual de Flávio em todos os cenários estimulados. Os demais candidatos tiveram variação marginal. Lula, em geral, oscilou para baixo.
No cenário 1, Lula tem 37% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 30%. Ratinho, 7%. Zema, 3%. Renan Santos, 1%. Aldo Rebelo, 1%. Outros 5% se disseram indecisos e 16% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 2, Lula tem 39% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 32%. Caiado, 4%. Zema, 2%. Renan Santos, 1%. Aldo Rebelo, 1%. Outros 5% se disseram indecisos e 16% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 3, Lula tem 36% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 33%. Zema, 3%. Leite, 3%. Renan Santos sobe para 2%. Aldo Rebelo também tem 2%. Outros 5% se disseram indecisos e 16% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 4, Lula tem 36% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 33%. Ratinho, 7%. Renan Santos, 2%. Aldo Rebelo, 2%. Outros 5% se disseram indecisos e 15% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 5, Lula tem 37% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 34%. Zema, 3%. Renan Santos, 2%. Aldo Rebelo, 2%. Outros 5% se disseram indecisos e 17% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 6, Lula tem 36% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 34%. Caiado, 4%. Renan Santos, 2%. Aldo Rebelo, 2%. Outros 5% se disseram indecisos e 17% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
No cenário 7, por fim, Lula tem 36% das intenções de voto. Flávio Bolsonaro tem 35%. Leite, 3%. Renan Santos, 2%. Aldo Rebelo, 2%. Outros 5% se disseram indecisos e 17% afirmaram que votarão em branco ou nulo ou que não vão votar.
Nas simulações de segundo turno, Lula empata com Flávio e tem vantagem em relação aos adversários. A seguir, os cenários:
– Lula 41% x 31% Flávio;
– Lula 42% x 33% Ratinho;
– Lula 44% x 32% Caiado;
– Lula 42% x 26% Leite;
– Lula 44% x 34% Zema;
– Lula 43% x 24% Renan Santos;
– Lula 44% x 23% Aldo Rebelo.
A margem de erro do levantamento estimada é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de março, com 2.004 entrevistas presenciais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05809/2026.
Contatos: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br e geovani.bucci@broadcast.com.br
Veja também