Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Genial/Quaest: Flávio Bolsonaro ultrapassa Lula pela 1ª vez e lidera simulação de 2º turno

15 de abril de 2026

Por Gabriel Hirabahasi e Geovani Bucci

Brasília e São Paulo, 15/04/2026 – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ultrapassou pela primeira vez o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e lidera as intenções de voto no segundo turno da disputa presidencial, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 15.

Lula passou de uma vantagem de dez pontos porcentuais em dezembro, quando Flávio anunciou sua pré-candidatura, para uma desvantagem de dois pontos em abril, a pouco menos de seis meses da eleição. Flávio tem 42% das intenções de voto no cenário de segundo turno contra Lula, que pontua 40%. Dentro da margem de erro, os dois estão empatados tecnicamente.

No primeiro turno, segundo a pesquisa, Lula tem 37% das intenções de voto. Flávio tem 32%. O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) tem 6% e ainda não conseguiu ultrapassar a barreira dos dois dígitos nas pesquisas, diante de um cenário de alta polarização.

Esta é a primeira pesquisa Genial/Quaest divulgada após o prazo da desincompatibilização (momento em que políticos tiveram de deixar seus cargos para disputar a eleição) e da filiação partidária. É também a primeira com apenas um cenário de intenção de voto. O cenário projetado pela pesquisa para o primeiro turno é o seguinte:

– Lula (PT): 37%
– Flávio Bolsonaro (PL): 32%
– Ronaldo Caiado (PSD): 6%
– Romeu Zema (Novo): 3%
– Augusto Cury (Avante): 2%
– Renan Santos (Missão): 2%
– Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
– Samara Martins (UP): 1%
– Aldo Rebelo (DC): 0%

A pesquisa mediu o quão certos de seus votos os eleitores estão. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados disseram que suas escolhas são definitivas, enquanto 43% avaliaram que ainda podem mudar. Entre os que dizem votar em Lula, 65% estão certos da escolha, enquanto 35% podem mudar. entre os que dizem votar em Flávio, 60% dizem ser definitiva, enquanto 40% podem mudar.

No caso de Caiado, 60% afirmaram que podem mudar de ideia quanto ao voto no ex-governador de Goiás, enquanto 40% estão certos de suas escolhas. Nos que dizem votar em Zema, 81% afirmaram que podem mudar e apenas 19% estão certos do voto. Os números indicam a possibilidade dos eleitores nos dois ex-governadores migrarem para outro candidato.

Nas simulações de segundo turno, Lula tem dois pontos porcentuais de desvantagem contra Flávio, mas continua à frente dos demais adversários. A seguir, os cenários:

– Lula 40% x 42% Flávio
– Lula 43% x 36% Zema
– Lula 43% x 35% Caiado
– Lula 44% x 24% Renan Santos
– Lula 44% x 23% Augusto Cury

No cenário espontâneo, quando os entrevistados são perguntados sobre em quem votariam, sem que nenhum nome seja apresentado, 19% disseram que votariam em Lula. É um ponto porcentual a mais que em março. O nome de Flávio foi citado por 13%, seis pontos porcentuais acima do registrado em janeiro e três pontos a mais que em março. 62% dos entrevistados se disseram indecisos (eram 69% em março).

A margem de erro estimada é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 13 de abril, com 2.004 entrevistas presenciais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09285/2026.

Contatos: gabriel.hirabahasi@broadcast.com.br e geovani.bucci@broadcast.com.br

Veja também