Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
18 de fevereiro de 2026
Por Naomi Matsui e Gabriel de Sousa
Brasília, 18/02/2026 – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, celebrou nesta quarta-feira, 18, o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói para a Série Ouro, o segundo escalão do carnaval carioca. A escola entrou na mira de Flávio e de oposicionistas pelo desfile que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo, 15.
“Dos projetos de Deus não se zomba. Lula é sempre uma ideia ruim, seja para governar o País, seja para um samba enredo. Nunca nos esqueçamos: família é algo sagrado. Depois dessa escola, o próximo rebaixamento vai ser do Lula e do PT”, disse o senador em suas redes sociais.
A publicação traz uma imagem do desfile que mostra homens enlatados com um selo de “família”. Na foto, Flávio adicionou a legenda “Acadêmicos de Niterói rebaixada! Quem ataca família não merece aplauso”.
A apresentação foi criticada por parlamentares das frentes evangélica e católica do Congresso, que afirmaram que os cristãos foram retratados de forma desrespeitosa. Como reação, Flávio e outros oposicionistas publicaram imagens que mostraram ilustrações de latas em conserva com estampas de suas famílias.
‘É hora de rebaixar o Lula’, dizem oposicionistas
Outros parlamentares de oposição a Lula também celebraram o rebaixamento da Acadêmicos de Niterói. Os aliados de Bolsonaro relacionaram o mau desempenho da agremiação com a eleição presidencial e, assim como Flávio, disseram que irão “rebaixar” o petista em outubro.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que o rebaixamento da agremiação mostra que Lula está “afundando o Brasil”. “Isto sim foi uma homenagem muito bem adequada”, afirmou. Já Zé Trovão (PL-SC) afirmou: “A escola de samba já foi, em outubro será a vez de rebaixarmos o Lula ao esquecimento”.
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) declarou que a “vida vai imitar a arte” e acusou a Acadêmicos de Niterói de cometer crime eleitoral. “Para coroar o desastre, a escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fez propaganda eleitoral antecipada para o Lula, foi rebaixada no Carnaval do Rio. 2026 é o ano de resgatar o Brasil”, afirmou.
Contato: naomi.matsui@estadao.com; gabriel.sousa@estadao.com
Veja também