Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
17 de março de 2026
Por Gabriela da Cunha
Rio, 17/03/2026 – O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve uma elevação de 0,2% em janeiro deste ano ante dezembro de 2025, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). É o terceiro crescimento consecutivo da atividade. Na comparação com janeiro de 2025, a atividade econômica cresceu 1,2% em igual mês de 2026. A taxa acumulada em 12 meses até janeiro foi de 2,2%.
O consumo das famílias cresceu 1%, completando três trimestres móveis consecutivos de crescimento. A exportação de bens e serviços registrou, em janeiro de 2026, crescimento de 11%, enquanto a importação caiu 1,3%, com forte contribuição negativa das importações de bens intermediários.
A coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, explica que o baixo crescimento estimado para o PIB em janeiro de 2026 “reflete o observado nas diversas atividades econômicas, confirmando a expectativa de estabilidade na economia em meio ao elevado patamar atual dos juros no país”.
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apresentou recuo de 4,2% no trimestre móvel terminado em janeiro, mantendo a trajetória de retração observada desde o final do ano passado.
Em termos monetários, o PIB alcançou aproximadamente R$ 1,078 trilhão.
A taxa de investimento da economia foi de 19,1% em janeiro de 2026.
Contato: gabriela.cunha@estadao.com
Veja também