Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FGV/José Júlio Senna: Fed evitará sinalizar ciclo prolongado de queda nos juros dos EUA

17 de setembro de 2025

Por Gustavo Nicoletta

São Paulo, 17/09/2025 – A política monetária dos Estados Unidos não tem sido suficientemente restritiva e o Federal Reserve evitará sinalizar um ciclo prolongado de corte de juros hoje, segundo José Júlio Senna, chefe do centro de estudos monetários do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Durante o 3º Seminário de Análise Conjuntural da FGV, Senna disse que o índice de preços ao consumidor dos Estados Unidos ainda aponta inflação acima da meta. A média trimestral do núcleo do índice cresce a uma taxa anual de 3,5%, com os serviços crescendo a 3,8%. Isso coincide com “o início do aparecimento das pressões inflacionárias decorrentes da nova política tarifária implantada nos EUA”, afirmou.

Diante desse quadro, mesmo que haja “argumentos para reduzir os juros”, o comportamento inflacionário “não dá conforto aos EUA”. Senna acredita que, na decisão de hoje, o Fed adotará uma postura moderada, cortando os juros, mas “com freio de mão puxado”.

“O Fed vai evitar sinalizar que estamos entrando em um ciclo muito nítido de queda de juros”, disse Senna, afirmando que a expectativa do mercado de múltiplas reduções nas taxas até o próximo ano é “um baita exagero”. A mensagem do Fed deverá ser “sem muita pressa”, deixando claro que não há certeza sobre um ciclo significativo de quedas nos juros à frente.

Contato: gustavo.nicoletta@estadao.com

Conteúdo produzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast

Veja também