Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

FBI demite agentes envolvidos em investigação sobre retenção de documentos sigilosos por Trump

26 de fevereiro de 2026

Washington, 26/02/2026 – A polícia federal dos Estados Unidos (FBI) demitiu, nesta quarta-feira, 25, ao menos 10 agentes que participaram da investigação sobre a retenção de documentos confidenciais pelo presidente Donald Trump após o fim de seu mandato em 2021.

A Associação de Agentes do FBI classificou as demissões como ilegais, entendendo que elas colocam em risco a segurança nacional.

As demissões fazem parte da onda de desligamentos sob a liderança do diretor Kash Patel, indicado pelo republicano, que, ao longo do último ano, afastou dezenas de funcionários que contribuíram para as investigações contra o presidente ou que eram considerados desalinhados com a agenda do governo.

Nova rodada de dispensas visou funcionários envolvidos na retenção de documentos confidenciais por Trump em seu resort Mar-a-Lago.

O caso envolveu uma busca do FBI na propriedade da Flórida e resultou em um processo federal acusando o então presidente de reter registros ultrassecretos de seu primeiro mandato e obstruir os esforços do governo para recuperá-los.

Em julho do ano passado, o FBI demitiu agentes que investigaram uma tentativa do republicano reverter os resultados da eleição presidencial de 2020.

O caso também resultou em acusações criminais, mas, assim como no caso Mar-a-Lago, foi abandonado pelo procurador especial Jack Smith após Trump ser eleito em novembro de 2024 – pareceres jurídicos do Departamento de Justiça dos EUA que afirmam que presidentes em exercício não podem ser indiciados. Fonte: Associated Press.

Veja também