Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

EUA: Rubio diz que relação com o Brasil segue em ‘trajetória positiva’ após diálogos Trump-Lula

19 de dezembro de 2025

Por Pedro Lima e Aline Bronzati, correspondente

São Paulo e Nova York, 19/12/2025 – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta sexta-feira que a relação entre Washington e Brasília segue em um caminho construtivo, ao comentar recentes diálogos entre os presidentes Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Rubio, o relacionamento está em uma “trajetória positiva” e o Brasil tem sido “importante parceiro” para os EUA.

“Acho que fizemos progressos em alguns pontos com o Brasil, inclusive no comércio”, afirmou, ponderando que “ainda há mais trabalho a ser feito”. Neste momento, o governo Trump avalia avanços no relacionamento bilateral, conforme ele.

O secretário de Trump mencionou as ocasiões em que o chefe da Casa Branca manteve contato direto com Lula, ao lembrar que o republicano teve duas conversas telefônicas e uma reunião presencial com o presidente brasileiro. Nessas ocasiões, “os dois se deram bem”, algo que considerou “importante no contexto dessas conversas”.

Rubio também citou contatos recentes com a diplomacia brasileira. “Falei com o ministro das Relações Exteriores deles [Mauro Vieira], inclusive no início desta semana”, disse. O secretário de Estado americano já se encontrou com o chanceler brasileiro três vezes em Washington no âmbito das negociações entre o Brasil e os EUA.

“Temos muitas questões em comum com o Brasil nas quais gostaríamos de trabalhar juntos”, afirmou Rubio, citando “laços fortes” entre os países e reforçando que, por ser da Flórida, sabe a importância do Brasil enquanto parceiro dos EUA.

Questionado sobre a Venezuela e um eventual papel do Brasil na mediação com o governo de Nicolás Maduro, Rubio evitou comentários. “Não tenho nada a acrescentar hoje”, disse, destacando apenas que Trump “está disposto a conversar com qualquer pessoa” e que “não vê o diálogo como uma concessão”. Segundo ele, não há motivo para expressar ceticismo ou otimismo sobre o caso neste momento, reiterando que não comentaria “quais opções o presidente tem à disposição”, inclusive no campo diplomático.

Contatos: pedro.lima@estadao.com; aline.bronzati@estadao.com

Veja também