Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

EUA modificam tarifa sobre Suíça, mas alertam para alteração caso não haja acordo até mar/26

17 de dezembro de 2025

Por Pedro Lima

São Paulo, 17/12/2025 – Os Estados Unidos anunciaram mudanças em tarifas aplicadas a determinados produtos da Suíça, condicionando essas alterações ao avanço das negociações de um acordo comercial mais amplo entre as partes. Segundo aviso a ser publicado amanhã no Federal Register, o diário oficial americano, as modificações foram adotadas com a “expectativa de que o Acordo de Comércio Justo, Equilibrado e Recíproco seja negociado com sucesso até o primeiro trimestre de 2026”.

O documento esclarece que, caso o acordo não seja concluído até 31 de março de 2026, Washington “vai revisar e reconsiderar essas modificações, conforme apropriado”. A sinalização indica que os ajustes tarifários têm caráter provisório e dependem do desfecho das negociações previstas na estrutura concordada em novembro deste ano.

De acordo com o aviso, as alterações passam a valer para mercadorias “introduzidas para consumo, ou retiradas de armazéns para consumo, a partir de 14 de novembro de 2025”.

O Federal Register destaca que a estrutura do acordo prevê, em linhas gerais, a aplicação da tarifa mais elevada entre a alíquota de nação mais favorecida dos EUA ou uma tarifa de 15% sobre produtos suíços. O documento também estabelece exceções e isenções para uma lista específica de bens, incluindo itens agrícolas, recursos naturais considerados escassos, aeronaves e partes aeronáuticas, além de medicamentos genéricos e insumos farmacêuticos.

O aviso ressalta ainda que as autoridades americanas continuarão monitorando o processo e que os anexos com as listas de produtos e códigos tarifários podem ser alterados ao longo das negociações, reforçando o caráter condicional das medidas anunciadas.

Contato: pedro.lima@estadao.com

Veja também