Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

EUA/Hassett: economia está em expansão por políticas de Trump e não do Fed

12 de janeiro de 2026

Por Isabella Pugliese Vellani

São Paulo, 12/01/2026 – O diretor do Conselho Econômico Nacional dos Estados Unidos, Kevin Hassett, defendeu que a economia americana está em expansão por conta das políticas do governo do presidente Donald Trump, não em razão do Federal Reserve (Fed), em entrevista para a CNBC nesta segunda-feira. O comentário acontece um dia depois de a Procuradoria Federal abrir uma investigação contra o presidente do BC americano, Jerome Powell.

“O que eu gostaria de ver no Fed é mais ‘introspecção’. Deixamos a inflação fora de controle, é importante ter um plano”, criticou.

Segundo Hassett, Trump tem sido “muito claro” sobre sua opinião referente às taxas de juros e a situação tem deixado o republicano “muito frustrado”. Apesar disso, o diretor descartou que a posição de Trump em relação aos juros tenha tido “qualquer relação” com os acontecimentos do Departamento da Justiça (DoJ) com Powell.

“Presumo que Trump não tenha sido informado sobre caso do DoJ e do Powell”, afirmou, ao acrescentar que ele também não esteve envolvido no caso. “A reforma do prédio do Fed apresenta estouros de orçamento dramáticos. Grandes estouros de orçamento parecem inconsistentes com o depoimento de Powell”.

Considerado um dos favoritos para suceder Powell a partir de maio, Hassett disse: “Se meu trabalho mudar, farei outro trabalho, mas não vou especular sobre isso”.

Contato: isabella.vellani@estadao.com

Veja também