Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

EUA/AFBF: falências de fazendas disparam em 2025 e revelam crise no campo

10 de fevereiro de 2026

Por Tânia Rabello

São Paulo, 10/02/2026 – As falências de fazendas familiares nos Estados Unidos continuaram a aumentar de forma preocupante em 2025, indicando um agravamento da pressão econômica sobre produtores rurais em meio a custos operacionais altos, quedas nas receitas e elevação das dívidas, segundo estudo divulgado no site da American Farm Bureau Federation (AFBF) e elaborado pela economista Samantha Ayoub. No total, 315 pedidos de falência sob o Capítulo 12 da lei americana foram registrados em 2025, um salto de 46% em relação a 2024, quando foram 216 casos, marcando o segundo ano consecutivo de crescimento nas inscrições de falências agrícolas.

As falências sob o Capítulo 12 são um tipo de pedido judicial criado especialmente para fazendas familiares que dependem da agricultura para obter a maior parte de sua renda, oferecendo flexibilização no pagamento de dívidas. No entanto, muitos produtores não se qualificam para esse tipo de proteção – especialmente aqueles que também ganham renda fora da fazenda – e podem ser forçados a vender terras, reduzir produção ou fechar completamente suas operações quando os custos superam os rendimentos.

A pressão é especialmente forte em determinadas regiões: o Meio-Oeste registrou 121 casos e o Sudeste 105, cada um representando aumentos de cerca de 70% em relação a 2024, devido a perdas significativas em várias culturas e margens apertadas. Estados como Arkansas tiveram 33 casos, mais do que o dobro do ano anterior, liderando a nação neste tipo de falência em 2025. Outras áreas, como Geórgia, Texas e Louisiana, também registraram aumentos de dois dígitos nas falências.

Além disso, estimativas setoriais mostram que no primeiro trimestre de 2025 já foram registrados 259 pedidos de falência apenas nos primeiros três meses, número que superou o total de 2024 em um período muito mais curto e se aproxima dos piores anos da última década.

Os registros de falências também ocorrem em um contexto de crescimento do endividamento agrícola: segundo o Federal Reserve Bank of Kansas City, o total da dívida rural dos EUA deve atingir cerca de US$ 624,7 bilhões em 2026, impulsionada pela necessidade de maiores linhas de crédito apenas para cobrir custos operacionais.

Analistas e líderes agrícolas alertam que, embora 315 pedidos de falência ainda estejam abaixo dos picos históricos – como os 599 registrados em 2019 – o aumento contínuo é um sinal claro de que a economia agrícola enfrenta desafios persistentes, com margens de lucro comprimidas, custos elevados e receitas instáveis.

Contato: tania.rabello@estadao.com

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela equipe do Broadcast.

Veja também