Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

DOU: Governo reconhece calamidade pública nas cidades mineiras Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa

25 de fevereiro de 2026

Por Luci Ribeiro

Brasília, 25/02/2026 – O governo federal formalizou no Diário Oficial da União (DOU), em edição extraordinária de ontem, o reconhecimento do estado de calamidade pública nos municípios de Juiz de Fora, Ubá e Matias Barbosa, localizados na Zona da Mata Mineira, região afetada por chuvas intensas nos últimos dias. Deslizamentos, enxurradas e inundações causaram dezenas de mortes e deixaram muitos desabrigados. O reconhecimento do estado de calamidade, anunciado ainda ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, facilita a liberação de recursos e desburocratiza procedimentos, permitindo mais agilidade no atendimento à população.

Também ontem, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que o governo federal vai conceder R$ 800 para cada pessoa desabrigada em decorrência das chuvas. A verba será liberada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e entregue às prefeituras de oito municípios atingidos que, então, repassarão aos moradores. Alckmin também anunciou que os moradores afetados pelas enchentes terão a antecipação do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O presidente em exercício declarou ainda que já foram para a região da Zona da Mata Mineira o ministro da Integração Regional, Waldez Góes, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Barreiros, e o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda. O Ministério da Defesa e o Exército disponibilizaram helicópteros e tropas para auxiliar no socorro às vítimas. Também foram enviadas equipes da Força Nacional do SUS.

Contato: luci.ribeiro@estadao.com

Veja também