Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Depois de subir duas vezes, ONS reduz projeção de consumo de eletricidade no País em janeiro

23 de janeiro de 2026

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 23/01/2026 – Depois de aumentar duas vezes a expectativa de consumo de eletricidade no Brasil ao longo de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para baixo a projeção, segundo boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) para a próxima semana operativa, divulgado nesta sexta-feira, 23, embora ainda espere uma elevação ante o mesmo mês do ano passado.

Os dados atualizados indicam uma carga de 84.631 megawatts médios (Mwmed) em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) para este mês. Se confirmada, representará uma alta anual de 1,6% e não mais de 2,3%, como previsto na semana passada.

Mais uma vez, o número foi fortemente influenciado pelo Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de consumo do País, no qual o órgão setorial deixou de esperar uma alta anual de 1,2% para projetar uma redução de 0,1% ante o verificado em janeiro de 2025. Isso ocorrerá se a região consumir os 47.072 MWmed projetados.

No Nordeste, a expectativa de carga também caiu e agora estima-se uma alta anual de 7,8% se registrados os 14.437 MWmed esperados para o primeiro mês do ano. A projeção anterior indicava uma ampliação anual pouco maior de carga, de 8,0%.

O Norte também sofreu redução nas expectativas de consumo, com a previsão saindo de 8.248 MWmed no mês para 8.201 MWmed, que representa uma alta anual de 7,1% se os valores se concretizarem. Antes, o ONS esperava um aumento anual de 7,8% para a região.

O Sul, por outro lado, foi o único submercado no qual a previsão subiu, de 14.820 MWmed no mês para 14.921 MWmed. Se efetivada, representará uma redução de 1,3% frente ao verificado um ano antes. No boletim passado, esperava-se uma queda de 1,9% na mesma base de comparação.

contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também