Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
3 de novembro de 2025
Por Wilian Miron
São Paulo, 30/10/2025 – A rede de diagnósticos Dasa adotou inteligência artificial (IA) para responder às principais dúvidas dos pacientes relacionadas ao preparo personalizado de exames.
Por meio da ferramenta, os pacientes com múltiplos agendamentos recebem um guia único, simplificado e customizado conforme o conjunto de exames, unidade e tipo de atendimento. Antes era preciso conciliar diversas instruções de preparado.
Segundo a empresa, esse serviço deve quer reduzir em 50% os contatos em sua central de atendimento por dúvidas relacionadas aos procedimentos preparatórios antes dos exames. A Dasa espera também diminuir em 30% a quantidade de pacientes que chegam ao laboratório sem o devido preparo para os exames, o chamado “no-show presencial”.
Além disso, a rede de diagnósticos tem avançado em outros usos de IA para melhorar a produtividade dos laboratórios, como um programa desenvolvido em conjunto com a Medilab Sistemas para revisar laudos de ultrassonografia nas marcas Delboni e Salomão Zoppi. O programa compara laudos e o histórico dos pacientes antes da entrega, funcionando como uma segunda checagem para aumentar a precisão do diagnóstico.
Outra frente de uso da IA ocorre no CPClin, o centro de pesquisas clínicas da Dasa, que utiliza análise automatizada do banco de dados para identificar potenciais participantes em estudos clínicos, inclusive sobre doenças raras. A ferramenta acelerou o recrutamento de pacientes, processo antes feito manualmente.
Contato: wilian.miron@estadao.com
Veja também