Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

COP30: presidência do evento e UNFCCC não preveem qualquer atividade no plenário esta noite

20 de novembro de 2025

Por Karla Spotorno e Renan Monteiro, enviados especiais

Belém, 20/11/25 – A presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e a UNFCCC, braço focado em clima da ONU, informaram que não haverá qualquer atividade no plenário nesta noite. As sessões plenárias serão retomadas amanhã com acesso a todas as partes e também observadores.

Em comunicado aos participantes, a presidência e a UNFCCC também informaram que, assim que for possível, as atividades oficiais serão retomadas ainda hoje somente para a conclusão de reuniões de grupos que foram interrompidas pelo incêndio.

No texto conjunto, a presidência da COP30 e o secretariado afirmam que trabalham para “finalizar um plano para a retomada das atividades da COP, que será focado nas negociações, assim que o local tiver sido completamente avaliado e considerado totalmente seguro pelas autoridades de incêndio e de saúde”.

Contato: karla.spotorno@estadao.com e renan.monteiro@estadao.com

Veja também