Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
17 de setembro de 2025
Por Renan Monteiro
Brasília, 17/09/2025 – A presidência da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) informou que 79 países confirmaram hospedagem em Belém (PA) até o momento, enquanto outros 70 seguem em negociação. Também foi anunciada a revisão da taxa da Diária das Nações Unidas (DSA) para a capital paraense. O valor, que antes era de US$ 144, foi aumentado para US$ 197. Esse é um subsídio concedido para cobrir despesas como hospedagem e atenderá 144 países em desenvolvimento.
O governo brasileiro estava apoiando o pleito dos países mais pobres pelo aumento desse subsídio pago pela UNFCCC, braço ambiental da ONU. Ainda assim, o Brasil considera que o valor continua abaixo da média praticada em outras capitais brasileiras e não cobre integralmente os custos locais.
O governo brasileiro está defendendo adicionalmente “uma taxa ad hoc” paga pela ONU, como um reforço emergencial aplicado apenas para a COP em Belém, após a crise de hospedagem com preços abusivos. De 10 a 21 de novembro ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Antes, também em Belém (PA), de 6 a 7 de novembro, ocorre a Cúpula de Chefes de Estado.
No último dia 18 de agosto foi criada uma força-tarefa com a Secretaria Extraordinária da COP30, Ministério do Turismo, além do governo do Estado do Pará, visando atender individualmente cada delegação.
Contato: renan.monteiro@broadcast.com.br
Veja também