Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Conselheiro do Cade que pediu vistas em caso BRF-Marfrig libera voto pela aprovação da fusão

3 de setembro de 2025

Por Flávia Said

Brasília, 03/09/2025 – O conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Carlos Jacques liberou nesta quarta-feira seu voto pela aprovação integral da fusão entre BRF e Marfrig. Jacques havia pedido vistas no julgamento anterior do Tribunal do Cade, em 20 de agosto. Com o pedido, a análise foi adiada pelo prazo regimental de 60 dias. Após esse período, o processo seria automaticamente incluído em pauta para prosseguimento do julgamento.

Agora, com a liberação adiantada do voto do conselheiro Jacques, o presidente interino do Conselho, Gustavo Augusto Freitas de Lima, que também relata o caso, determinou a inclusão do caso na próxima sessão, de 17 de setembro. Gustavo Augusto votou pela aprovação, sem restrições, da operação e já há maioria formada nesse sentido.

O advogado da Marfrig, Victor Rufino, pediu que seja considerada a realização de uma sessão extraordinária para que a análise do caso seja concluída. “Esse processo já teve alguns adiamentos com maioria formada”, recordou ele, citando prejuízos aos acionistas. Em resposta, o presidente Gustavo Augusto disse ver “com bons olhos” o pedido e afirmou que vai despachá-lo “o quanto antes”. “Tem uma racionalidade no pedido, uma vez que já está com o veredicto quase formado”, disse o presidente.

A operação se enquadra como um ato de concentração e foi aprovada sem restrições pela Superintendência Geral (SG), área técnica do órgão, mas o Tribunal ainda precisava avaliar o recurso da Minerva, que entrou como terceira interessada, alegando alteração na estrutura de governança da BRF.

Operação de incorporação

Há cerca de um mês, a operação de incorporação de ações da BRF pela Marfrig foi aprovada pelos acionistas das duas companhias, em assembleias gerais extraordinárias realizadas separadamente. A Marfrig já detinha mais de 50% do capital da BRF.

A transação faz parte de um processo iniciado em 2021, quando a Marfrig começou a adquirir participação na BRF. Com a aprovação dos acionistas, o plano ganha força e avança rumo à criação de uma nova companhia de escala global no setor de proteína animal e alimentos processados, a MBRF Global Foods Company. Como resultado, a BRF se tornará subsidiária integral da Marfrig, que seguirá listada no Novo Mercado da B3.

A nova companhia será uma das maiores do setor de alimentos do mundo, com presença em 117 países, faturamento anual de R$ 152 bilhões e um portfólio de mais de 37 marcas líderes no segmento de proteínas e processados, como Sadia, Perdigão e Bassi. A MBRF terá ainda mais de 130 mil colaboradores e capacidade produtiva de cerca de 8 milhões de toneladas por ano.

Contato: flavia.said@estadao.com

Veja também