Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
18 de setembro de 2025
Por Leandro Silveira*
Belo Horizonte, 18/09/2025 – A senadora Tereza Cristina (Progressistas-MS) destacou, em discurso no Congresso Nacional da Carne (Conacarne), hoje e amanhã em Belo Horizonte (MG), a necessidade de o setor buscar a abertura de mercados mais valorizados. Ela também citou os desafios enfrentados pela carne bovina brasileira no comércio internacional, especialmente em virtude do tarifaço imposto pelos Estados Unidos.
Ela ressaltou a conquista do status de país livre de febre aftosa sem vacinação, mas reforçou a necessidade de vigilância sanitária. “Não podemos baixar a guarda. Ainda precisamos conquistar mercados como o Japão, a Coreia do Sul e outros que pagam melhor pela carne. Esse é o nosso objetivo: atingir mercados que remuneram mais e agregam valor ao nosso produto”, disse.
Segundo ela, o tarifaço imposto pelos Estados Unidos tornou inviável a exportação para aquele destino. “A nossa carne, que já tinha um imposto elevado, sofreu um aumento de mais 50%. Isso torna impossível exportar para os Estados Unidos”, afirmou.
Apesar das dificuldades, a ex-ministra da Agricultura disse acreditar que o Brasil vai superar o atual momento. “Tudo passa, e tenho convicção de que este será apenas um breve momento. Vamos voltar ao mercado americano, vendendo carne de qualidade”, declarou.
Contato: leandro.silveira@estadao.com
*O repórter viaja a convite da CNA
Veja também