Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
24 de abril de 2026
Por Vera Rosa, do Estadão
Brasília, 24/04/2026 – A cúpula do PT vai divulgar em seu 8º Congresso, neste fim de semana, um manifesto que prega um mutirão unindo cidadãos de todos os partidos, crenças, gerações, trabalhadores e empresários em defesa da democracia.
O documento resumirá diretrizes do que o partido propõe para o programa de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao quarto mandato e fará um convite à participação de todos em uma “Frente Ampla” para enfrentar a extrema direita.
A menos de seis meses das eleições, a ideia é tirar de cena temas polêmicos, como mostrou o Estadão, e focar em assuntos que unem o PT, com o objetivo de não aumentar ainda mais os problemas para a campanha de Lula. A estratégia foi planejada para destacar que a meta do Brasil deve ser a democracia.
“O manifesto vai dar as linhas gerais do programa, da campanha, sinalizar para a sociedade nossos compromissos e ajudar a organizar a base do PT”, disse o secretário de Comunicação do partido, Éden Valadares.
Temas como reforma do estatuto do partido, guinada à esquerda e mudanças radicais na economia darão lugar à defesa da soberania nacional, do fim da jornada 6×1, da tarifa zero para o transporte e do fortalecimento da educação pública como política de Estado.
A estratégia foi planejada para atender a um pedido do próprio Lula e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Diante do atual cenário turbulento, a discussão de assuntos com potencial de expor o racha no PT e ser explorada por adversários, como o senador Flávio Bolsonaro, candidato do PL ao à Presidência, ficou para uma segunda etapa do Congresso, que deve ocorrer somente depois das eleições.
A data ainda não foi marcada, mas dirigentes do partido já admitem que um encontro como esse só pode ocorrer longe de disputas eleitorais, provavelmente no primeiro semestre de 2027.
Veja também