Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
10 de setembro de 2025
Por Renan Monteiro
Brasília, 10/09/2025 – O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontou hoje que haverá necessidade de geração térmica adicional se confirmado um cenário “menos favorável” para o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN). Ou seja, um cenário com altas demandas, associadas à baixa geração eólica e à hidrologia desfavorável.
O grupo setorial também citou que poderão ser adotadas medidas para maximizar a produção das Usinas Hidrelétricas (UHEs) de Itaipu e do São Francisco, entre outros recursos, para garantir a segurança do sistema. A reunião mensal ocorreu nesta tarde.
No encontro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostrou que os reservatórios evoluíram dentro da normalidade ao longo do período seco, “deixando o SIN em situação melhor que no ano passado”, segundo nota divulgada. Ainda de acordo com o balanço, até fevereiro de 2026 há garantia de pleno atendimento de energia.
O CMSE voltou a indicar a possibilidade de reduzir as defluências das UHEs de Jupiá e Porto Primavera, sempre que as condições do sistema permitirem, visando preservar os reservatórios da bacia do rio Paraná.
Contato: renan.monteiro@estadao.com
Veja também