Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

China confirma investigação de compra da startup de IA Manus pela Meta

8 de janeiro de 2026

Por Isabella Pugliese Vellani

São Paulo, 08/01/2026 – O Ministério de Comércio da China e outros departamentos vão investigar a compra da Manus – startup de inteligência artificial (IA) com sede em Singapura e fundada por chineses – pela Meta Platforms, em um acordo avaliado em mais de US$ 2 bilhões, confirmou o porta-voz da pasta, He Yadong, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira. A notícia havia sido antecipada pelo jornal britânico Financial Times.

Segundo o porta-voz, o ministério avaliará se o acordo está em total conformidade com as normas chinesas sobre controle de exportação, importação e exportação de tecnologia e investimentos no exterior.

“Cabe ressaltar que as empresas que realizam investimentos no exterior, exportação de tecnologia, transferência de dados, fusões e aquisições transfronteiriças devem cumprir as leis e regulamentos chineses e seguir os procedimentos legais”, disse He.

O porta-voz ressaltou ainda que Pequim apoia “consistentemente” as empresas na realização de operações transnacionais mutuamente benéficas e na cooperação tecnológica internacional.

Contato: isabella.vellani@estadao.com

Veja também