Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Cemig/Reynaldo Passanezi: temos meta de ter 100% dos clientes restabelecidos em até 24 horas

29 de setembro de 2025

Por Luciana Collet

São Paulo, 29/09/2025 – O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, afirmou há pouco que a companhia tem como meta ter 100% dos clientes restabelecidos em, no máximo, 24 horas, ante os atuais 95%.

Para avançar nesse objetivo, a companhia alterou os contratos com terceirizados, explicou o executivo, durante Fórum promovido pela revista Veja com o tema “Energia – o futuro tem de ser verde”.

A companhia possui 5 mil colaboradores diretos e 23 mil terceirizados, o que, conforme admitiu o executivo, trazia dificuldades para um atendimento mais ágil das ocorrências.

Ele explicou que os contratos com terceiros anteriormente previam o direito de as empresas escolherem o momento de fazer serviço, o que as levava a aguardar um volume de demandas para então despachar os serviços. Diante disso, a Cemig passou a adotar o modelo de “despacho centralizado”, por meio de um sistema que avalia antecipadamente as necessidades e a própria companhia emite as ordens aos vários fornecedores.

“A escolha do momento e da velocidade é agora da concessionária e os terceiros têm de cumprir”, disse Passanezi.

Adicionalmente, o executivo comentou que as equipes, incluindo as terceirizadas, passaram a ser multifuncionais. “Antes as equipes eram contratadas para determinada função, e hoje treinamos para mais atividades”, comentou, exemplificando que equipes anteriormente dedicadas à inspeção de fraudes passaram a também fazer atendimento de ocorrências.

“Na chuva da semana passada, em Belo Horizonte, saímos de 300 para 750 equipes com muita facilidade, porque o pessoal está treinado para qualquer emergência”, disse.

Passanezi comentou ainda que a empresa desenvolveu iniciativas para maior coordenação das ações junto a demais atores, como prefeituras, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a fim de que “um não ficasse jogando responsabilidade para o outro”.

Contato: Luciana.collet@estadao.com

Veja também