Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
9 de janeiro de 2026
Por Caroline Aragaki
São Paulo, 09/01/2026 – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) arrefeceu para 4,26% em 2025, deixando a porta aberta para um corte na Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) de janeiro, avalia a Capital Economics, apesar de apontar cenário em um “equilíbrio delicado”.
Por um lado, o mercado de trabalho – grande ponto de atenção para o BC – permanece forte e o núcleo de inflação continua com pressionado. Por outro, dados recentes da atividade econômica apontam fraqueza, com o índice de atividade do BC contraindo pelo segundo mês consecutivo em outubro, destaca a consultoria.
“Mas, independentemente de o primeiro corte se materializar este mês ou na reunião de março, o quadro maior é que, uma vez iniciado o ciclo de afrouxamento, a taxa Selic provavelmente cairá mais do que a maioria espera este ano”, afirma a economista para Mercados Emergentes da Capital Economics, Kimberley Sperrfechter, em relatório.
Em termos de composição, o IPCA de dezembro – que subiu 0,33% na margem – mostrou queda acentuada da inflação de alimentos, para 2,9% ao ano, o menor valor em quase dois anos, e inflação de vestuário também menor. Assim, compensou a maior parte das outras categorias, segundo a consultoria.
Contato: caroline.aragaki@estadao.com
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast
Veja também