Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
16 de janeiro de 2026
Por Isabella Pugliese Velani
São Paulo, 16/01/2026 – O acordo comercial firmado entre Taiwan e os EUA e os lucros robusto da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) fortalecem o otimismo de que a ilha autônoma registrará mais um ano de rápido crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2026, na avaliação da Capital Economics. A expectativa da consultoria é de que o crescimento do PIB seja de cerca de 5% este ano, o que está bem acima do consenso de 3,0%.
Em relatório, a consultoria britânica explica que outro grande foco está nos planos da administração do presidente americano, Donald Trump, para tarifas sobre semicondutores. A Capital ressalta que Taiwan garantiu alívio dessas tarifas vinculado ao investimento de fabricantes de chips nos EUA.
Mesmo após a conclusão da construção de fábricas em território americano, as empresas poderão importar 1,5 vez sua capacidade de produção nos EUA sem pagar tarifas da Seção 232.
“Isso protegerá algumas das maiores empresas de semicondutores de Taiwan, incluindo a TSMC, que está construindo novas fábricas no Arizona, que devem representar cerca de 30% da produção total da empresa dos chips mais avançados quando a construção estiver concluída”, destaca.
Contato: isabella.vellani@estadao.com
Veja também