Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Cade dá aval para dona do TikTok comprar participação da Casa dos Ventos em ZPE no Ceará

5 de janeiro de 2026

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 05/01/2026 – A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, que a ByteDance, empresa chinesa controladora do TikTok, adquira a ExportData Company I, da Casa dos Ventos, para viabilizar sua atuação na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 05. Os valores envolvidos não foram detalhados.

Segundo informado ao órgão antitruste, a ExportData Company I é uma sociedade de propósito específico que atuará como exportadora de atividades de processamento de dados na ZPE do Ceará. Ela ainda não está operacional, nem detém ativos, mas obteve aprovação do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) para as atividades que futuramente desenvolverá na ZPE cearense.

Ainda ao Cade, a compradora afirmou que o negócio “é a forma mais rápida de viabilizar o início da exportação de atividades de processamento de dados, no âmbito da ZPE Ceará”. Já a Casa dos Ventos disse que a operação “representa oportunidade estratégica para criação de demanda e expansão de seus projetos de geração de energia renovável no Brasil”.

Como mostrou a Broadcast, o TikTok confirmou em dezembro de 2025 a construção de seu primeiro data center na América Latina, que será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. O projeto envolve um investimento total estimado em mais de R$ 200 bilhões, considerando todas as etapas, e será feito em parceria com a Omnia, operadora de data centers do grupo Pátria Investimentos, e com a própria Casa dos Ventos.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também