Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Cade dá aval para compra pela Votorantim de participação em usinas da Auren para autoprodução

12 de janeiro de 2026

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 12/01/2026 – A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, que a Votorantim Cimentos exerça opção de compra na participação de algumas usinas eólicas da Auren Energia no Rio Grande do Norte para usufruir da eletricidade gerada na modalidade de autoprodução.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12, e não traz os valores do negócio, que abrange três Sociedades de Propósito Específico (SPEs): Ventos de Santa Tereza 14 Energias Renováveis (SPE T14), Ventos de Santa Tereza 03 Energias Renováveis (SPE T3) e Ventos de Santa Tereza 05 Energias Renováveis (SPE T05).

Ao órgão antitruste, a Votorantim afirmou que o negócio “representa uma oportunidade de garantir a produção e consumo de energia sustentável de forma integrada à sua cadeia produtiva, em linha com seus compromissos ambientais, bem como reduzir sua exposição a variações nos preços desse insumo”.

Disse ainda que espera usufruir dos benefícios decorrentes da autoprodução equiparada. Já a Auren afirmou ser uma “uma oportunidade de negócios”.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também