Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Cade dá aval para Cemig SIM comprar usinas fotovoltaicas de subsidiárias da EAB Energias

18 de novembro de 2025

Por Ludmylla Rocha

São Paulo, 18/11/2025 – A Superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, que a Cemig SIM, controlada da Cemig que atua em geração distribuída (GD), adquira três empresas detentoras de usinas fotovoltaicas em Minas Gerais.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira. A dimensão das usinas e o valor do negócio não foram informados.

A compra engloba as Sociedades de Propósito Específico (SPE) Potenza SPE 1, 2 e 3, que são subsidiárias integrais da Potenza, que é detida, por sua vez, pela EAB Energias e Empreendimentos.

Ao órgão antitruste, a Cemig informou que a operação representa “uma ampliação de sua participação no mercado de geração de energia, aumentando a quantidade de usinas solares fotovoltaicas de seu portfólio, garantido maior geração e um volume maior de créditos de energia a serem injetados”.

Por sua vez, a vendedora afirmou que o negócio se insere “no contexto da sua estratégia de desalavancagem financeira e na execução do seu plano de desinvestimento no segmento de energia solar”.

Contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br

Veja também