Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
7 de janeiro de 2026
Por Ludmylla Rocha
São Paulo, 07/01/2026 – O Complexo Belo Monte, formado pelas usinas hidrelétricas Belo Monte e Pimental, gerou 30.691 gigawatt-hora (GWh) ao longo de 2025, volume 35,7% maior que o registrado no ano anterior.
A quantidade gerada no ano passado pelo Complexo, que fica no Pará e produz a partir das águas do Rio Xingu, poderia atender ao consumo médio de 6% da carga anual do país ou suprir cerca de 21 dias de consumo nacional médio também ao longo do ano.
Na última semana do ano, quando uma onda de calor atingiu principalmente a região Sudeste, o que contribuiu para o aumento do consumo de energia elétrica do País como um todo, a participação da usina foi ainda maior.
Com o consumo acima dos 91 GW nos horários de pico, quando há maior demanda, entre 28 de dezembro e 1°, Belo Monte gerou 8,55 GW, em média, que equivale a 9,3% da demanda nacional e ao consumo de 28 milhões de residências.
Na semana do Natal, entre 22 e 27 de dezembro, o consumo de energia no País atingiu, também durante o horário de pico, valores entre 85 GW e 100 GW. Nestes momentos, Belo Monte forneceu entre 5 e 7% do total, o suficiente para atender a até 19,6 milhões de residências.
contato: ludmylla.rocha@broadcast.com.br
Veja também